quinta-feira, 17 de maio de 2012

OSX apresenta evoluções nas obras na Unidade de Construção Naval do Açu


As obras da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), empreendimento da OSX que será o maior estaleiro das Américas, em São João da Barra, Norte Fluminense do Rio, foram iniciadas em julho de 2011 e seguem no ritmo previsto, com estimativa de conclusão no segundo trimestre de 2014. A construção da UCN Açu prevê entregas de importantes seções do estaleiro, que permitirão o inicio parcial das operações já no 1º trimestre de 2013.
Atualmente as obras estão em fase de terraplanagem e fundações dos edifícios industriais. Foram concluídas e inauguradas as edificações do refeitório, do posto médico, do edifício administrativo e a estação de tratamento de água, facilidades estas que atenderão a fase de implantação do estaleiro.



A próxima etapa é a construção do cais e do dique seco. Ao todo serão utilizados 1,4 milhões de m³ de concreto, 210 mil toneladas de aço, 1 milhão de toneladas de brita. Além disso, 14 mil toneladas de estruturas metálicas de origem nacional e outras tantas importadas serão usadas na construção dos galpões industriais da UCN.
Para a construção do canal de acesso à UCN Açu já foram escavados 1.894 m de distância. A dragagem do canal terá um volume de 43 milhões de m³, o equivalente a 140 Estádios do Maracanã. O enrocamento para proteção do canal também já está em construção, assim como o quebra-mar, que evita o assoreamento e protege a entrada e saída das embarcações. O quebra-mar será composto de 43 grandes blocos, medindo 67m de comprimento, 24m de largura e 24m de altura, dos quais 6 já foram construídos e estarão sendo instalados nas próximas semanas.
No momento são 1200 pessoas trabalhando no canteiro de obras da OSX. O refeitório central do canteiro de obras da UCN Açu, já em funcionamento, tem capacidade para servir diariamente entre 7 mil e 8 mil refeições, divididas em três serviços diários.

Fonte: Insight Engenharia de Comunicação - Olívia Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário